Categories:

Tratamento com EMTr apresenta significativa melhora do controle do zumbido

Terapia Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) é um tratamento indolor feito por meio da emissão de pulsos magnéticos sobre o córtex, os quais geram uma corrente elétrica que pode alterar a atividade das células nervosas e reduzir o zumbido.

Clinicamente, percebeu-se que o tratamento com EMTr apresenta significativa melhora do controle do zumbido, mantendo-se a melhora por mais de seis meses. Um dos mecanismo da melhora do zumbido pode estar relacionado à redução do fluxo sanguíneo no lobo temporal esquerdo após o período de Estimulação Magnética Transcraniana causando uma redução significativa do incômodo do zumbido e redução da atividade neuronal no córtex temporal que se encontra hiperexcitada no zumbido crônico refratário.

Loyola University Medical Center, Chicago (EUA), está estudando se uma nova forma de terapia não-invasiva magnética pode ajudar as pessoas que sofrem de zumbido. A terapia Estimulação Magnética Transcraniana (TMS) envia impulsos curtos de campos magnéticos para o cérebro. TMS foi aprovado desde 2009 para os pacientes que sofrem de depressão e falharam pelo menos em um anti-depressivo.

O estudo Loyola irá incluir pacientes que sofrem de depressão e zumbido. Estudos recentes revelaram que 12% das pessoas com zumbido crônico também sofrem de depressão e ansiedade – uma taxa três vezes superior ao da população em geral.

O zumbido é a percepção do som em um ou ambos os ouvidos, quando não há fonte externa. Pode parecer algo tocando, sibilando, rugindo, assobiando, cantando ou clicando. Cerca de 50 milhões de americanos têm pelo menos algum zumbido; 16 milhões procuram atendimento médico e cerca de dois milhões são seriamente debilitados, de acordo com a associação americana do Tinnitus.

A percepção dos sons fantasmas pode ser mais evidente em pessoas que estão deprimidas. Além disso, medicamentos antidepressivos podem causar zumbido, ocasionalmente, disse o Dr. Murali Rao, investigador principal do estudo sobre zumbido TMS de Loyola.

Vários estudos anteriores descobriram que a EMT pode beneficiar pacientes com zumbido. O estudo de Loyola é o primeiro a examinar os pacientes que sofrem de tanto zumbido e depressão. “A combinação dessas duas condições pode ser extremamente debilitante”, disse Rao.

Um trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa em Zumbido da Faculdade de medicina da USP (Universidade de São Paulo) com 20 pacientes mostrou que aqueles que fizeram sessões de Estimulação Magnética Transcraniana por cinco dias consecutivos melhoraram mais do que os que não passaram pelo tratamento.

fontes> https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2008/08/433396-pesquisas-brasileiras-testam-tratamentos-contra-zumbido.shtml

No responses yet

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: