Categories:

Estimulação Magnética transcraniana (siga EMT ou TMS) é uma classe de procedimentos médicos com comprovação científica de eficácia, que permitem um tratamento indolor e não invasivo.

Como funciona?

Pacientes com depressão apresentam um desequilíbrio no cérebro entre os circuitos neurais que ligam o córtex pré-frontal ao sistema límbico, responsável pelo controle das emoções. As técnicas de neuromodulação estimulam a atividade neuronal nessa região. Este estímulo eletromagnético ativa os circuitos entre os neurônios, restaurando o equilíbrio cerebral.

As aplicações são feitas em consultório médico, sem o uso de anestésicos ou sedativos, com o paciente acordado, podendo ir sozinho às sessões, sem prejudicar suas atividades diárias.

A intensidade, a localização exata da aplicação e a quantidade de estímulos devem ser cuidadosamente definidas pelo médico, de acordo com a necessidade específica de cada quadro clínico.

As ondas eletromagnéticas atravessam o crânio e modulam o funcionamento de neurônios, sem que o paciente tenha a percepção física, sendo, portanto, indolor. A formação de novas conexões neuronais em áreas que estavam inativas ou funcionando de forma não adequada é o mecanismo pelo qual quadros como a depressão são tratados. As novas conexões entre os neurônios são consolidadas após cada sessão, promovendo uma melhora perceptível e duradoura dos sintomas.

Conheça as Vantagens

01 Alta eficácia: estudo do Instituto de Psiquiatria da USP em cerca de 3 mil pacientes com depressão observou boa resposta à EMT em cerca de 80% dos casos.

02 Meta-análises da literatura médica indicam que ocorre eficácia tão intensa quanto a das medicações antidepressivas. Ainda, por ter um mecanismo de ação completamente diferente, pode ocorrer eficácia robusta mesmo em pacientes que previamente não apresentaram eficácia com antidepressivos. Uma outra possibilidade, é o uso como potencialização dos efeitos destes medicamentos.

03 Muito poucos ou ausência de efeitos colaterais (pode ocorrer leve desconforto nas primeiras aplicações e dor de cabeça leve e passageira).

04 Rápida resposta ao tratamento: em geral já ocorre melhora após 1 semana de aplicações. Alguns pacientes referem melhora após a 1a sessão.

05 Tratamento seguro, não invasivo e não requer anestesia.

Segurança

Vale ressaltar que esse procedimento é Indolor e Não invasivo e não requer anestesia ou preparo específico. O pulso eletromagnético atravessa os tecidos sem sofrer resistência, portanto não ocorre dano. A Estimulação Magnética Transcraniana foi aprovada pela FDA, instituição que controla medicamentos e tratamentos nos Estados Unidos, desde outubro de 2008. Em abril de 2006 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA concedeu registro ao aparelho de estimulação no Brasil. Em 2011, o método foi aprovado pelo Conselho Federal de Medicina, CFM.

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: